Dicas
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:
Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
- Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
- Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
- Evite mexer com a terra sem usar luvas.
- Use somente o seu material de manicure.
- Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
- Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Líquen Plano
O que é?
Doença inflamatória de causa desconhecida que atinge a pele, mucosas visíveis, unhas e cabelos. Acomete homens e mulheres da mesma forma, sendo pouco frequente em crianças. É doença benigna porém de longa duração e muito incômoda devidos aos sintomas.
Manifestações clínicas
As lesões características do líquen plano são elevadas, planas, de cor violácea e com estrias esbranquiçadas na superfície, acompanhadas de muita coceira, que em alguns casos chega a ser desesperadora. O tempo de duração da doença é variado podendo durar de 1 a 2 anos, quando involui espontaneamente. Quando regridem, as lesões deixam manchas escuras residuais.
O liquen plano pode adquirir formas diferentes de manifestação, com formação de lesões anulares, lineares, verrucosas (pés e tornozelos), bolhosas e atróficas (deprimidas). Quando as lesões atingem todo o tegumento, é chamado de liquen plano generalizado.
Nas mucosas, acometidas em cerca de 50% dos casos cutâneos, as lesões são esbranquiçadas e de disposição semelhante aos galhos secos de uma árvore. Na boca, sensação é de ardência ou queimação. Em cerca de 10% dos casos de líquen plano, apenas as mucosas são atingidas, caracterizando a forma mucosa da doença.
Pode acometer exclusivamente as unhas, formando estrias longitudinais, diminuição da espessura e a destruição progressiva das unhas, podendo chegar à perda irreversível das mesmas. É o líquen plano ungueal.
No couro cabeludo, o líquen plano causa a atrofia do folículo piloso levando à formação de áreas de alopécia (ausência de pêlos) que são irreversíveis.
Tratamento
O tratamento vai variar de acordo com cada caso e visa controlar o processo inflamatório que causa as lesões e a coceira. Utilizam-se medicações locais e por via oral, que devem ser prescritas pelo dermatologista. A doença é rebelde ao tratamento e muitas vezes é necessário o uso de várias medicações para a obtenção de melhores resultados. O tratamento pode durar meses até a recuperação total das lesões.
Fonte: http://www.dermatologia.net
- Diminuição ou ausência de sensibilidade cutânea
- Falta de circulação sanguínea adequada.
- Formação de fissuras no calcanhar
- Infecções em ferimentos que possam surgir.
Algumas Curiosidades a Respeito das Unhas::..
1º As manchas brancas que geralmente aparecem , devem-se a borbulhas de ar comprimido dentro dos tecidos.
2º As unhas são no homem rudimento de uma arma natural , defesa muito desenvolvida em outros mamíferos.
3º A composição da unha consta de:
· Colesterol
· Fosfato de cálcio
· Carbonato de cálcio
· A água representa 14% do seu peso.
Males das unhas
De modo geral pode-se classificar de três modos as unhas:
Hipertrofia: Degeneração das papilas da matriz , com crescimento rápido anormalmente desenvolvida e engrossada, coloração marrom escura ou mesmo preta. Umas das causas pode ser traumatismo , a unha hiperatrafiada é fácil presa para fungos e parasitas causadores da unicose.
Atrofia: Redução da unha ,se apresenta fina e quebradiças ,suas bordas se levantam se soltando do suco unguial. As causas podem ter raízes em doenças crômicas ou em deficiência de cálcio no organismo.
Inflamação: Em certos males inflamatórios tem lugar a supuração e dissolução da matriz e da unha que poderá cresces outra vez sem contudo advir ao seu leito ,perdendo-se novamente.
Precisa de tratamento local e acompanhamento de um médico dermatologista.
.:As Unhas:.
A unha não possui inervação nem circulação sangüínea e por isso representa matéria morta e , já que não tem nervo e nem sangue, não tem vida. Porém , no local onde a unha é produzida, na matriz ou na raiz, existe sim a vida propriamente dita, ou seja, existe aí fértil circulação sanguínea e células germinativas que formam em várias camadas as lâminas que coladas entre si resultam na unha.
A cada segundo que vivemos a zona germinativa da unha ,ou seja, a raiz ou matriz dela, está dependendo da circulação sangüínea para se nutrir e se formar. Se a unha crescesse um centímetro em um dia, não haveria como suportar a dor do deslize do leito nos seu arrasto havendo rompimentos e dilacerações. Por isso é que a produção dos nutrientes formadores da unha é lenta.
A boa alimentação e os cuidados sistemáticos com os pés favorecem o crescimento saudável das unhas. Incluir sempre nas refeições quantidades adequadas de leite e seus derivados, ovos, verduras verdes e sementes oliogenosas é uma boa dica dos nutricionistas para se obter a formação de uma unha saudável.
Da mesma forma, manter as unhas limpas e cortadas de forma correta torna-se essencial para a saúde e beleza delas.
É bom lembrar que a unha respira e por isso deve ficar sem esmalte às vezes para que possa se regenerar sem sobrecargas. Também é bom dizer que sapatos apertados nos dedos só servem para traumatizar as unhas encravando-as e propiciando a proliferação de fungos e bactérias.
Em caso de dúvidas, procure seu podólogo e peça orientação.
Nilza Padovani